segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Quem foi Miguel Rogana?

Miguel Rogana , quem foi ele? 
Nascido em 25/03/1887 em Calcabra na Siria em 1906 com 19 anos veio até o Brasil.
Instalou-se na cidade de Cristais , trabalhou no garimpo e mais tarde evoluio até chegar ao cargo de comerciante vindo assim a mais tarde se torna um grande fazendeiro na região.
Tornou-se menbro ativo do Diretorio da UDN (partido politico da epoca )
Ficou conhecido por ser um homem generoso e benevolente , mas infelismente faleceu de derame cerebral na data de 23/01/1955 e em sua homenagem foi dado o nome dele a escola que estava sendo implantada no bairro do Cruzeiro.



"Não é preciso estar em terras conhecidas para revelar um grande homem.
É Preciso sim coragem, audacia e fé."
Sr° Miguel Rogana

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Miguel Rogana em prol da Amazônia

Você conhece o nosso património?
Nós alunos do terceiro ano  da Escola Estadual Miguel Rogana fomos designado a  para fazer um projecto sobre como proteger a Amazónia...
Como hoje em dia nós brasileiros temos como uma grande ferramenta a Internet resolvemos criar um blog aonde o complemento do nosso trabalho que será exposto dentro de sala de aula.
Para que não fique em folhas as nossas opnioes  e para que não só os alunos que assintam a apresentação posam contemplar nossas ideias..
O nosso trio é composto por Alisson , Glaucilene e Paula.
Nós três achamos que deveria ser feito um monitoramento via satélite mais preciso sobre cada território na Amazônia assim como já existe uma tecnologia altamente avançada já usada pela grande impressa google, aonde qualquer pessoa poderia vigiar o seu património e denunciar focos de queimadas e desatamento descontrolado, logicamente tudo isso com ajuda governamental.
Como aproximar a nova geração de um dos nossos maiores patrimónios?
Essa foi uma das questões que nós três encontramos dificuldade em elaborar atitudes que esteja no alcance de todos nós brasileiros.
Alem da questão do satélite já mencionado no tópico acima , achamos que as escolas deveriam criar uma matéria no qual o principal não seria a nota valorizada em pontos no fim do bimestre , mas uma matéria que os pontos fossem valorizados na pratica.
Pra que todos possam conhecer um pouco sobre a Amazônia e que vive nela.
Fazendo que assim as crianças,adolescentes e adultos aprendessem muito mais sobre esse ecossistema rico  em especies tanto na flora,fauna,solo e nascente dos rios que nós temos em nossas mãos. 
 Vamos começar por aqui a entender pelo menos um pouco do que é a Amazônia hoj em dia.
AS QUEIMADAS
A Amazônia é uma das maiores florestas de todo o planeta. Mais de 60% de toda a sua cobertura estão localizados no território brasileiro. Além disso, ela é formada por vários ecossistemas, entre os mais importantes estão: formações pioneiras, matas de terra firme, mata de várzea, formações pioneiras, matas de igapós, etc.
Ao contrário do que muita gente pensa, o solo da região é bastante pobre e contém apenas uma pequena camada de nutrientes. Mesmo assim, sua biodiversidade é mantida graças ao estado de equilíbrio atingido pelo ecossistema local. O problema é que a riqueza desta enorme floresta está sendo ameaçada por causa da ação humana. Além das madeireiras ilegais, que atuam na Amazônia, existem as queimadas, que destroem áreas imensas em muito pouco tempo.
A situação é agravada com a falta de fiscalização. Por se tratar de uma região muito vasta e pouco habitada, é preciso um número efetivo de profissionais para cuidar deste patrimônio. Caso contrário, sua destruição deve continuar pelos próximos anos, o que trará conseqüências drásticas não só aos brasileiros, mas a toda a humanidade.
As queimadas da Amazonia podem ter muitas fontes, mas a principal delas é a ação de alguns fazendeiros que, após derrubarem centenas de arvores, queimam o local para plantarem produtos agrícolas. Isso tudo acarreta ao desmatamento e prejudica a vida humana e de todos os seres vivos no planeta.
A floresta que só nos dá tantos benefícios está pedindo socorro, e somente os próprios causadores dessa catástrofe pode reverter esse quadro terrível, tomando consciência de seus maus atos perante a natureza, o ambiente em que vive e a sua própria vida.



O DESMATAMENTO 

No desmatamento ilegal a queima descontrolada (sem barreiras que impedem a propagação do fogo) propicia condições para incêndios florestais.
Outras práticas irresponsáveis : soltar balões, acender velas próximas a vegetação, jogar pontas de cigarros acesas nas margens das estradas, não apagar restos de fogueiras e a falta de cuidado ao lidar com fogo.
A fumaça gerada pelas queimadas é responsável por milhares de internações.

O Departamento de Ciências Atmosféricas da USP constatou que a fuligem das queimadas na Amazônia é levada pelo vento para o Centro-Sul do País e para o Oceano Atlântico.
A diminuição dos índices de desmatamento entre 2004 e 2006 foi reflexo dos esforços oficiais (como a criação de unidades de conservação e aumento da fiscalização) e da recessão vivida pelo agronegócio no período.
O Brasil reduziu o desmatamento da floresta amazônica em 19.000 km² em 2005 e em um pouco mais de 13.000 km2 em 2006,  segundo o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O Inpe divulgou em agosto de 2008, os números do desmatamento na Amazônia Legal, entre agosto de 2006 e agosto de 2007. A área desmatada foi de 11.532 quilômetros quadrados, 18% por cento a menos do que o registrado nesse mesmo período, entre 2005 e 2006.
A floresta já perdeu quase 20% do seu tamanho original - 700 mil quilômetros quadrados foram derrubados. (Imazon, 2007)

Buscando reduzir os conflitos por terras e o desmatamento ilegal da Amazônia,  o governo do Pará criou sete unidades de conservação de floresta que formam uma das maiores áreas de proteção ambiental do mundo com cerca de 15 milhões de hectares. Os respectivos decretos foram assinados em 04.12.2006.
                        A nossa fauna Amazônica
MamíferosCerca de 427 espécies de mamíferos, sendo 173 endêmicos mostram a dimensão da fauna amazônica. Esse número ainda pode crescer, pois há sempre novas espécies sendo descobertas.
Existem na regiao, 158 espécies de morcegos, 110 de roedores, cujos representantes mais famosos são a capivara que chega a medir mais de 1 metro e pesar mais de 50 quilos, além da paca e da cutia.
Os primatas também são muito numerosos. Há cerca de 81 espécies de macacos classificadas pelos cientistas e continuam ainda sendo descobertos, à razão de quase uma por ano, o que representa um índice alto para a ciência.
Há pelo menos seis espécies de felinos originais como a onça pintada (jaguar), preta (jaguanun), vermelha (puma) e jaguatirica (gato maracajá). Há ainda 4 espécies de veados.

AvesCerca de 1.800 espécies de pássaros vivem na Amazônia, dentre os quais se destacam galo-da-serra, uirapuru, flamengo,gavião real, águia, falcão, arara, papagaio e periquito. Boa parte das espécies vive ameaçada de extinção, devido à riqueza de suas plumagens .
Além das citadas acima podemos acrescentar colibri, o sabiá, cardeal, sanhuçu, corrupiao, etc.

RépteisNo grupo de cobras, figuram as serpentes como a coral, a surucucu e a jararaca que são as venenosas. A sucuri, a sucuriju e a jibóia, constam das não venenosas, podendo atingir mais de 10 metros de comprimento, o que permite o domínio e morte da presa por estrangulamento.
Já no grupo dos jacarés, destacam-se o Açu (maior dos jacarés) e o tinga. Fechando esse grupo, temos os quelonios, como a tartaruga-do-amazonas, o tracajá , o cágado e o matá matá.

Peixes
A Amazônia possui mais de 3000 espécies de peixe, sendo que 1.800 já se encontram catalogados pelo INPA. Já foram catalogados mais espécies de peixes na Amazônia do que no rio Congo e Mississipi juntos.
Os peixes mais conhecidos são : tucunaré, pirarucu, tambaqui, matrinxa, curimata, carauaçu, pacu, pescada. Jaraqui, piranha, dourado, surubim e sardinha.
O tucunaré e o pirarucu sao os mais apreciados pela populacáo.
Na Amazônia existe o peixe-boi, peixe mamífero. Pode ser visto no aquário de mamíferos aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus. É um peixe raro, estudado pelos cientistas por estar na lista de peixes ameaçados de extinçao.
GolfinhosVárias espécies de botos também habitam a Amazônia e constituem atraçoes turísticas em vários hotéis de selva na regiáo, onde domesticados, podem ser alimentados e nadam lado a lado com os turistas.
Flora
A flora amazônica ainda é praticamente desconhecida, com um fantástico potencial de plantas utilizáveis para o paisagismo, e é constituída principalmente de plantas herbáceas de rara beleza, pertencentes às famílias das Araceæ, Heliconiaceæ, Marantaceæ, Rubiaceæ, entre outras. Essa flora herbácea, alem do aspecto ornamental, seja pela forma ou pelo colorido da inflorescência, desempenha vital função no equilíbrio do ecossistema.
Com poucas espécies herbáceas e a grande maioria com espécies de grande porte, as palmeiras tem uma exuberante presença nas matas ribeirinhas, alagadas e nas serras, formando um destaque especial na paisagem amazônica. Muitas palmeiras amazônicas, como tucumã, inajá, buritirana, pupunha, caioué e outras espécies de classificação desconhecida foram muito pouco ou nada utilizadas para o paisagismo. 

Quanto às árvores, o vastíssimo mar verde amazônico tem um número incalculável de espécies. Algumas delas, endêmicas em determinadas regiões da floresta foram ou estão sendo indiscriminadamente destruídas, sem que suas propriedades sejam conhecidas. Dentre as árvores mais conhecidas utilizáveis para o paisagismo, estão o visgueiro, os ingás, a sumauma, muitas espécies de figueiras, os taxizeiros, a moela de mutum, a seringueira e o bálsamo. 

Crescendo sob as árvores amazônicas, encontram-se plantas epífitas, como: bromélias, orquídeas, imbés e cactos. Essas plantas são importantes para a fauna que vive exclusivamente nos galhos e copas das árvores.

Muitas dessas plantas epífitas de rara beleza foram muito bem retratadas pela pintora Margaret Mee, durante as várias excursões que realizou na 
floresta Amazônica Outrora abundantes em determinadas regiões, hoje grande parte dessas plantas se encontra em populações reduzidas.
Certamente a região amazônica tem um gigantesco potencial madeireiro, de plantas utilizáveis para o paisagismo e de espécies vegetais com substâncias para uso medicinal. Mas é necessário que tais recursos sejam mantidos de forma renovável. A floresta amazônica ensina que o extrativismo indiscriminado apenas desertifica, pois ela é mantida pela camada de húmus em um solo fresco, muitas vezes arenoso.
Portanto, é imprescindível utilizar a floresta de uma forma racional. Explorando-a, mas renovando-a com as mesmas espécies nativas; e, principalmente, preservando as regiões de santuários de flora e fauna, que muito valerão, tanto no equilíbrio ecológico, quanto no regime de chuvas e na utilização para o turismo. A Amazônica, com seus 6,5 milhões de Km2 é a maior floresta tropical do mundo. Abrangendo nove países, ocupa quase metade da América do Sul. A maior parte da floresta – 3,5 milhões de Km2 – encontra – se em território brasileiro. Essa área, somada à da Mata 
 O nosso Povo

No Brasil das diversidades culturais, pouco sabemos sobre os que vivem na maior floresta tropical do mundo. Suas tradições e modo de organização social destoam do individualista e acelerado ritmo urbano e a distância geopolítica é um obstáculo a mais para enxergarmos suas carências por serviços básicos e suas dificuldades em tempos de escassez de recursos naturais. Conheça um pouco da controversa realidade desses povos brasileiros que vivem no bioma que mais atrai os olhos de todo o planeta






Fique atento!
AGORA é a sua vez!
Oque você faria para proteger a Amazonia?
Qual seria o seu projeto?
Dê sua opnião aqui no Blog .
E atenção a Floresta Amazônica foi apenas um topico desse blog, você que é aluno da Escola Estadual Miguel Rogana aborde um tema mostre a seu professor e peça para que você juntamente com algum professor poste aqui a sua ideia

Atenção alunos fiquem de olho no nosso país

 Criado por : Alisson Lima
                      Glaucilene Oliveira 
                       Paula Okamura